Por que ficamos mais doentes no frio?

A proximidade com os outros e a falta de luz podem abalar as defesas do nosso corpo

24/09/2019



É só a temperatura começar a cair que começa a temporada de gripes, resfriados, sinusites... Por que será que ficamos mais doentes quando o tempo fica frio? Alguns especialistas consultados pelo Healthline esclarecem a questão.

 

O inverno, por exemplo, é a época em que as pessoas têm mais alergias respiratórias, aponta William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. E existem duas razões para isso. "A primeira é que passamos mais tempo em lugares fechados, próximos uns dos outros, então tempos um contato cara a cara mais prolongado", explica.

 

 

O segundo motivo é a umidade. "Quando estamos em um momento de umidade baixa, como no inverno, a hidratação em volta do vírus diminui, então ele fica no ar por um tempo prolongado, o suficiente para ser respirado por alguém que esteja por perto", completa.

 

Além disso, muitos vírus vivem mais em temperaturas mais baixas. E a falta de luz do sol pode afetar nosso sistema imunológico. "Ainda não se entende bem o papel do sol, mas os raios ultravioleta são um descontaminante bem conhecido. Antigamente, tomar sol era um tratamento para tuberculose", afirma Jeffrey Klausner, professor de Medicina da Universidade da Califórnia.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação