Por que você deveria caminhar depois do jantar

Dar uma volta por 15 minutos faz bem para a saúde –especialmente de quem tem diabetes

10/07/2019



Tomar um cafezinho ou pedir a sobremesa são dois hábitos bem comuns depois de uma refeição. Mas existe um terceiro que pode fazer muito bem à saúde: caminhar por 15 minutos depois de sair da mesa, revela o HuffPost Brasil.

 

Fazer uma caminhada leve depois de comer pode reduzir o nível de açúcar no sangue --e é mais efetivo do que fazer uma caminhada de 45 minutos, aponta um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington. E os maiores benefícios foram verificados à noite, quando o consumo de carboidratos costuma ser mais alto e as pessoas tendem a ser mais sedentárias.

 

 

Isso acontece porque nosso sistema digestivo converte os alimentos em glicose, que é uma fonte de energia. Logo depois que comemos, o corpo ganha uma carga extra de glicose, que é levada para dentro das células pela insulina.

 

“Os músculos que usamos para andar também usam a glicose como fonte de energia, melhorando a circulação do sangue e reduzindo o açúcar”, explica Andrew Reynolds, pesquisador da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, que publicou um estudo parecido em 2016.

 

Isso favorece especialmente quem tem resistência à insulina ou diabetes --nesses casos, a glicose permanece no sangue e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, derrames e outros problemas de saúde.

 

O estudo de Reynolds, divulgado na NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido), revelou que andar por 10 minutos após as principais refeições resulta em maior queda de glicose no sangue do que uma única caminhada de 30 minutos em outros horários, para pessoas com diabetes tipo 2.

 

Os benefícios da caminhada após as refeições não se restringem à prevenção da diabetes. Além de diminuir a glicemia, ela ajuda na digestão e na manutenção da saciedade, o que contribui para a redução de peso.


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