Qual é o melhor material para fazer uma máscara caseira?

Cientistas americanos testaram roupas, colchas e até saco de aspirador e contam se são eficientes

17/04/2020



O uso de máscaras passou a ser recentemente recomendado por autoridades em saúde no mundo todo --e no Brasil também-- para reforçar a proteção contra a Covid-19. Quem não tem o modelo cirúrgico pode fazer uma de tecido para se proteger quando sair nas ruas (o Ministério da Saúde disponibiliza aqui um manual).

 

Mas você sabe quais são os melhores materiais para fazer uma máscara caseira? Cientistas americanos testaram a capacidade de diferentes materiais comuns filtrarem partículas microscópicas e chegaram a algumas conclusões, relata o The New York Times.

 

 

Nos testes que eles fizeram, sacos de aspirador de pó, fronhas com mais de 600 fios e tecidos parecidos com a flanela deram bons resultados. Já os filtros de café tiveram um desempenho mediano, e echarpes e bandanas capturaram uma porcentagem baixa de partículas.

 

Quem não tem nenhum desses materiais à mão pode fazer um teste simples para saber se um tecido é adequado para fazer uma máscara caseira. Segure-o contra uma luz brilhante e observe: se a luz passar facilmente e você puder ver as fibras, não é bom. Se for mais denso e bloquear a luz, é uma boa usá-lo para fazer a sua máscara.

 

O importante, em todos os casos, é fazer uma camada dupla de tecido, para reforçar a proteção --melhor ainda se puder ser uma camada tripla ou quádrupla, sem prejudicar a respiração.

 

E, se tiver uma colcha dando bobeira, use seu tecido para fazer a máscara. Alguns testes mostraram bons resultados, pois em geral as colchas são feitas com algodão de alta qualidade e de tramas bem fechadas.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação