Tomar café faz bem para a saúde?

O hábito de tomar um cafezinho não só traz um novo ânimo como pode nos proteger de doenças

21/02/2020



Para despertar de manhã, finalizar o almoço, bater papo à tarde... Ao longo do dia, boa parte dos brasileiros costuma tomar um cafezinho ou outro. Mas será que esse hábito faz bem à saúde? Um artigo do The New York Times responde a essa e outras questões sobre o café --confira a seguir.

 

Café faz bem?

 

Em moderação, sim. Isso significa tomar de 3 a 5 xícaras por dia (ou 400 mg de cafeína). Quem bebe café com moderação tem menos doenças cardiovasculares e menor risco de morte prematura, apontam estudos. Outros especialistas reforçam que o café tem efeito protetor contra diabetes tipo 2, Parkinson e doenças do fígado. Eles acreditam que esses benefícios venham dos polifenóis, seus compostos antioxidantes.

 

 

O modo de preparo faz diferença?

Faz, sim. O espresso, por exemplo, tem maior concentração de vários compostos do café, pois usa menos água do que o coado. Já nos métodos que não filtram o pó, como a cafeteira francesa ou o café turco, o óleo que fica no café aumenta os níveis de colesterol "ruim" (o LDL) e reduzem o bom (o HDL). Alguns especialistas, porém, afirmam que esses pequenos aumentos ainda não foram associados a uma alta nas mortes por problemas cardiovasculares.

 

Todos têm cafeína igual?

Não. O espresso é o que tem a maior concentração de cafeína (70 mg por xícara), e os descafeinados são os que têm menos (8 mg). Tem gente que tem mais dificuldade em metabolizar a cafeína, então precisa limitar o consumo para não perder o sono à noite. "São pessoas que tomam um café, depois o segundo e o terceiro e ainda podem ter a cafeína do primeiro no organismo", afirma Giuseppe Grosso, autor de um estudo sobre café.

 

Café vicia?

Alguns estudos mostram que quem para de tomar café pode sentir sintomas como dor de cabeça, fadiga, irritabilidade e dificuldade de se concentrar. A cafeína é uma substância psicoativa: meia hora depois de tomar um café, ela é absorvida e dá um impulso no humor, na energia e na concentração. E em geral ela demora de quatro a seis horas para ser metabolizada.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação