A herança está morta. Invista no legado

Os tempos são outros e, hoje, é mais importante deixar um bom exemplo do que um imóvel

11/12/2019 - por Mara Luquet



Faz parte do sonho dos pais brasileiros deixar uma herança para seus filhos.

 

Não raro, esses sonhos são povoados por bens imóveis. Para muitos pais, não basta investir numa boa educação para os filhos; só lhes deixando um imóvel teriam essa desafiadora missão coroada com louvor e honras ao mérito.

 

 

A herança, portanto, tem um papel de destaque no conceito de sucesso para a família brasileira. E no Brasil, a herança está fortemente associada ao patrimônio de raiz.

 

Mas os tempos são outros.

 

Esta senhora provecta, a herança, está perdendo espaço para necessidades mais urgentes dos próprios pais. Para eles, ter liquidez, hoje, pode ser mais importante que ter um patrimônio imobilizado.

 

É imperativo ter um capital para se financiar, em qualquer idade, mas principalmente na maturidade. Só com isso, os pais tiram do colo dos filhos uma grande responsabilidade.

 

Para os filhos, é muito mais interessante ter pais financeiramente independentes que a perspectiva de receber um imóvel de herança.

 

Ainda mais que hoje é cada vez menos importante ter a propriedade em si.

 

Hoje é cada vez menos importante ter a propriedade em si

O uso de carro, de imóvel para morar ou de casa na praia para as férias obtém-se facilmente por meio de aplicativos que abundam na internet.

 

O difícil agora para os filhos é vencer os obstáculos, impostos por esta mesma modernidade, para se colocar num mercado de trabalho cada vez mais informal e fluido.

Com o aumento da longevidade, há a tendência de os pais terem que usar grande parte do capital acumulado, ou seja: adeus, herança.

 

Por isso, o legado será cada vez mais importante que a herança.

 

A tendência, portanto, não será deixar bens materiais para os filhos, mas um patrimônio intelectual, uma experiência de vida.

 

Comece a se preocupar com o legado que deixará para o seu filho. Herança é o que você acumulou de bens materiais, legado são os seus valores, a forma como você encara e supera desafios, as experiências que podem ser transmitidas, enfim, a forma como você deixará as suas marcas por aqui.

 

O que realmente ajudará o seu filho a superar os desafios que ele vai encontrar é o seu exemplo.

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: