Você quer especular ou investir em dólar?

Você quer especular ou investir em dólar?

Comprar dólar e esperar a sua valorização parece ser um investimento seguro, não é? Na verdade, não

07/06/2018 - por Mara Luquet



Isa planejava viajar para o exterior. Comprou dólar a R$ 4. Isso aconteceu no início da década passada, também num ano de eleição, como neste de 2018. 

 

Mas a viagem de Isa não se confirmou e ela guardou os dólares em casa achando que estava fazendo um excelente negócio. Cerca de dois anos depois a moça me escreveu. A cotação do dólar já estava abaixo de R$ 2 e sua dúvida era: vendo os dólares ou faço um investimento de "maior risco como os fundos DI”?

 

A conversa com Isa rendeu muitos boletins na CBN, a rádio onde eu trabalhava na época, porque ela traduziu para meus ouvintes e leitores (também era colunista do Valor) um erro muito comum entre os brasileiros: achar que comprar dólares é um investimento seguro.

 

 

O mercado de moedas, como é o caso do dólar, é altamente especulativo e, portanto, de alto risco. Já os fundos DI são aplicações de renda fixa muito conservadoras, carteiras que investem basicamente em títulos pós-fixados, que estão na base da escala de risco. Veja, portanto, o grande equívoco de Isa. Ela estava com seus recursos num mercado de alto risco e achava que se tratava de um porto seguro.

 

Você quer mesmo investir em dólar?

 

Para investir em dólar o melhor é procurar um gestor profissional. Se quiser operar esse mercado e tentar buscar ganhos com as altas e baixas da moeda, um caminho que os consultores costumam recomendar são os fundos multimercados que contemplem o mercado de moedas.

 

Há outro motivo para investir em dólar: proteção para quem tem dívidas em moeda estrangeira. Seu filho está estudando no exterior? Você está pensando em morar fora? Vai fazer uma viagem internacional? Tem algum financiamento indexado no câmbio? Estes são bons motivos para você investir em dólar. 

 

Nesse caso, você busca proteção (ou hedge). Para isso, o melhor caminho são os fundos cambiais, segundo os especialistas. Eles investem em títulos dolarizados que acompanham as oscilações no câmbio e, ainda, rendem uma taxa de juro. Dessa forma, se houver uma forte valorização da moeda americana você estará protegido, pois seus recursos acompanharam a alta. 

 

Mas afinal, quais são as perspectivas para esse mercado? Há um consenso no mercado de que a tendência é de alta, porque os juros americanos estão em alta e, também, porque a campanha eleitoral no Brasil tende a colocar um pouco de lenha nesta fogueira.

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: