Como abrir a mente para a consciência de uma maneira positiva

Será que passar dias sem refletir é melhor que acordar de madrugada se fazendo perguntas sobre o sentido da vida?

11/11/2020 - por Márcia Peltier



O que realmente faz sentido na vida? Acordei de madrugada me fazendo essa pergunta e, de repente, já estava elaborando um texto para você e pegando o celular para escrever. Apenas viver, sem nunca pensar em ficar ou partir, pode ser uma alternativa. Mas será que é o melhor para cada um de nós?

 

“Não deveríamos sentir os minutos, ou mesmo os fragmentos dos instantes, como se fossem uma impressão digital de quem somos?” — divaguei ao me lembrar de passagens da minha infância, quando o pensar não parecia ser importante, pois a vida era simplesmente natural e instintiva.

 

 

O que nos faz andar para a frente e nos impede de olhar para trás? Depois de cada esquina, de cada curva em que derrapamos nos eventuais problemas ou dificuldades, não podemos olhar somente para o espelho retrovisor, pensando no que poderíamos ter feito diferente. Precisamos fixar a vista e nos concentrar na próxima virada, no possível desvio e nos dirigir para a chegada, em qualquer situação.

 

“Mirar no que mais desejamos, no mais profundo do nosso ser” — refleti. Mas como acessar essa força interior sem nos deixar levar pelo desânimo ou pela descrença em nós mesmos?

 

“Precisamos cultivar uma virtude que todos temos em diferentes intensidades: a esperança.”

Creio que precisamos cultivar uma virtude que todos temos em diferentes intensidades: a esperança. “Precisamos ativar a esperança diariamente” — escrevi, para deixar bem claro que, sem ela, nada dará certo.

 

Sim, porque se você joga a toalha e diz para si que tudo está perdido, não tem chance de vencer nenhum percurso: você já se entregou na largada! Sinceramente, isso é a última coisa que desejamos para qualquer um.

Às 5h30 da manhã meu dia começa assim: reflexivo e indagador. “Será que isso faz bem?”, você pode se questionar ao me ler.

 

Penso que sim. Acordar com indagações ou reflexões faz bem, pois nos deixa mais alertas, mais vivos e mais compassivos. Toda reflexão é positiva, pois significa que sua mente está processando suas experiências, sejam elas positivas ou não.

 

Para mim, pensar faz bem desde que eu não coloque uma ansiedade profunda em querer resolver os problemas do mundo, inclusive os que me afligem diretamente. Acredito nos ganhos do pensar que nos faz amadurecer em todos os sentidos. E que refletir sobre a nossa existência nos torna mais presentes, mais reais.



“A consciência nos traz amadurecimento e um entendimento melhor do que estamos fazendo aqui e agora.”

Estar presente no mundo é estar consciente. A consciência nos traz amadurecimento e um entendimento melhor do que estamos fazendo aqui e agora. Estar consciente é essencial e é um dos muitos privilégios da espécie humana. Mas, atenção: não podemos cair na armadilha de nos perder nos labirintos da mente!

 

Precisamos da mente como aliada para chegarmos ao que realmente importa: viver em plenitude e em harmonia com nossos pensamentos, sentimentos e ações. Todos voltados para essa fraternidade universal que precisa ser conectada, diariamente, e trabalhada em nossas relações em casa, na rua ou aonde quer que a vida nos leve.

 

Portanto, se você, como eu, às vezes acorda com muitos pensamentos e questionamentos, aceite meu convite. Escreva todos eles, organize seus pensamentos para que você possa ler e entender melhor o que se passa em sua mente. Tenho certeza de que será um encontro muito interessante e produtivo de você com você mesmo.

 

P.S.: E não se esqueça de sonhar!


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação