Quais são os desafios da longevidade no Brasil? Faça o teste e veja quais são os desafios para garantir qualidade ao envelhecimento da população, de acordo com os dados da pesquisa Longeratividade

1

Quantos brasileiros com mais de 50 anos já presenciaram alguma situação de preconceito contra uma pessoa mais velha?

Resposta:

Apesar de quase 95% dos entrevistados (de todas as faixas etárias) concordarem em parte ou totalmente que as pessoas devem sempre respeitar os mais velhos, quase ¾ dos brasileiros com mais de 50 anos afirmam que já viram uma situação de preconceito de idade. 20% dessa faixa etária disse que já sofreram, pessoalmente, algum preconceito.

Escolha uma opção

2

Quantos brasileiros com mais de 50 anos afirmam ser fundamental melhorar a qualidade dos serviços prestados no Brasil?

Resposta:

Oito em cada dez brasileiros com mais de 50 anos veem problemas na qualidade dos serviços prestados no país. A maneira como o governo trata a população mais velha é desaprovada por todas as faixas etárias: 82% (chegando a 87% entre os 50+).

Escolha uma opção

3

Quais os problemas que mais afetam as vidas das pessoas mais velhas?

Resposta:

Os brasileiros em geral acreditam que a maioria dos problemas atinge todas as idades, mas acessibilidade é a mais citada como problemas que mais atingem os mais velhos, com 46%. Já educação de baixa qualidade, é citada como um problema que afeta mais os jovens.

Escolha uma opção

4

O que os brasileiros acreditam ser a prioridade do governo para melhorar a vida das pessoas mais velhas?

Resposta:

Todas essas prioridades foram elencadas na pesquisa, mas a mais respondida, tanto entre os brasileiros com até 49 anos quanto entre os 50+, foi melhorar a saúde pública. Aumentar o valor das aposentadorias e reduzir a corrupção são as outras duas prioridades mais lembradas.

Escolha uma opção

5

Gastar muito com a saúde é uma realidade para a população com mais de 50 anos?

Resposta:

55% dos entrevistados com mais de 50 anos concordaram total ou parcialmente com a frase “Gasto muito dinheiro cuidando da minha saúde”. Apenas 11% discordaram da afirmação. Essa sensação diminui para 44%, quando são levadas em consideração todas as faixas etárias.

Escolha uma opção

6

Se pudessem voltar no tempo, o que os brasileiros fariam de diferente?

Resposta:

Esta aqui é uma disputa apertada. “Teriam cuidado melhor da saúde” tem uma ligeira vantagem sobre “teriam guardado mais dinheiro”. As duas opções registraram 83% das respostas. Uma alimentação mais saudável (81%) e mais tempo de estudo (81%) também foram bem citados.

Escolha uma opção

7

Os brasileiros com mais de 50 anos identificam-se com as pessoas que aparecem em propagandas?

Resposta:

77% dos 50+ afirmam que as pessoas que aparecem nas propagandas costumam ser muito diferentes delas. Além disso, 87% dizem que gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas.

Escolha uma opção

respostas
no total.

Compartilhe: