Você está se exercitando o suficiente? Faça esse teste e descubra se você precisa mudar um pouco seu estilo de vida para se mexer mais

1

Ao acordar, você sente muito cansaço?

Resposta:

Quem não dorme bem, acorda no meio da noite ou se mexe muito na cama não consegue descansar o corpo e acorda sentindo cansaço na manhã seguinte. O sedentarismo é um dos responsáveis por deixar o sono mais leve. Quanto mais energia você gasta durante o dia em atividades e exercícios físicos, mais profundo será seu sono, para ter efeito reparador sobre o seu corpo.

Escolha uma opção

2

Você faz pelo menos 150 minutos de exercício físico aeróbio por semana? Responda sim ou não no campo abaixo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos que têm entre 18 e 64 anos devem fazer ao menos 150 minutos de exercícios físicos aeróbicos (como a caminhada, por exemplo) de intensidade moderada. Para quem gosta de um ritmo mais intenso, a OMS afirma que também vale fazer 75 minutos de atividade vigorosa por semana.

Escolha uma opção

3

Ao longo do dia, você dá pelo menos 5.000 passos?

Resposta:

Não é preciso dar 10 mil passos por dia, como se diz por aí. Mas quem consegue dar 4.400 passos por dia reduz em 41% sua chance de mortalidade, aponta um estudo realizado pela pesquisadora I-Min Lee, professora de Medicina da Universidade de Harvard. Outra revisão apontou que cada 2.000 passos a mais dados por dia (além da média de 5.000) reduzem em 10% a chance de ter um evento cardiovascular.

Escolha uma opção

4

Você faz fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana? Responda sim ou não no campo abaixo

As diretrizes da OMS para ter uma vida saudável pregam que é preciso fazer atividades de fortalecimento muscular que envolvam os principais grupos musculares em dois ou mais dias por semana. O ideal é chegar a três vezes por semana, dando um dia de intervalo entre eles para recuperar a musculatura.

Escolha uma opção

5

No seu exame de sangue, os níveis de HDL (colesterol benéfico) estão baixos?

Resposta:

O HDL serve como um indicador do nosso sedentarismo: quando seu nível no sangue está baixo, é um forte indício de que devemos nos exercitar mais. O ideal é que o HDL se mantenha acima de 40 em homens e de 45 em mulheres.

Escolha uma opção

6

Você sente cansaço quando sobe um lance de escadas? Responda sim ou não

Ficar ofegante e sentir cansaço ao fazer um pouco mais de esforço em uma atividade cotidiana como essa pode ser um sinal de que o coração não está lá com aquela força toda. O sedentarismo pode ser uma das causas desse cansaço; para saber exatamente o que está acontecendo, o ideal é consultar um cardiologista.

Escolha uma opção

7

No trabalho, você passa muitas horas sem se levantar da cadeira?

Resposta:

Muita gente passa o dia todo trabalhando na posição sentada, e isso não é nada bom. Quem passa mais de oito horas sem levantar corre risco de aumento da pressão arterial. Se você está se movimentando menos do que deveria durante o expediente, adote um novo hábito: a cada hora dê uma pausa de até dez minutos para levantar da cadeira, se alongar ou andar um pouco.

Escolha uma opção

8

No caminho de casa para o trabalho você percorre algum trecho a pé? Responda sim ou não no campo abaixo

Quem sempre usa o carro para se locomover de porta a porta pode estar levando uma vida mais sedentária do que deveria. Se você não faz nenhuma outra atividade ou exercício físico, repense essa rotina. Que tal estacionar mais longe e percorrer um trecho a pé ou de bicicleta? Ou sair para almoçar ou ir ao mercado a pé?

Escolha uma opção

respostas
no total.

Já descobriu onde você pode melhorar? Então comece agora a se movimentar mais para ter uma vida mais saudável!

Refazer o quiz

Compartilhe: