12 filmes e séries para curtir as histórias do esporte

Atletismo, basquete, futebol americano, boxe e até golfe: tem para todos os gostos

28/09/2020 - por Robson Caetano



Oi! Olá! Como vocês estão?

 

Se minha memória não falha, o primeiro filme esportivo a que assisti foi Carruagem de Fogo, um clássico que fala sobre a preparação da equipe britânica para os Jogos de Paris, em 1924, e trata de questões envolvendo fé e religião.

 

É um filme que marcou a minha juventude e que guardo com carinho na lembrança. Sem falar na trilha sonora, uma espécie de hino das provas de longa distância pelo mundo a fora.

 

 

Assisti a esse filme no México, local em que disputei (e venci) um torneio de atletismo juvenil chamado Santiago Nakazawa. Que lembranças boas esse tema me trouxe!

 

Mas, voltando ao assunto, há uma infinidade de filmes sobre esportes e, sem muitas pretensões, eu vou listar os que eu mais gostei de assistir:

 

Raça

É a cinebiografia do maior velocista de todos os tempos, Jesse Owens, que tive o prazer de conhecer. O filme mostra situações vividas por essa lenda, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as questões raciais. 

 

Veja o trailer aqui.

 

O melhor jogo da história

Brasileiros poderiam achar que é um filme sobre algum jogo famoso de futebol, mas não: é sobre golfe. Ele conta a história de um jovem chamado Francis Ouimet – interpretado pelo ator Shia LaBeouf — que desbancou um veterano campeão do esporte em um troneio de 1913. É inspirado no livro The Greatest Game Ever Played, que traz um pouco da história da modalidade, que retornou ao programa olímpico aqui no Rio. 

 

Coach Carter

Agora a dica é para quem gosta de basquete: Coach Carter traz Samuel L. Jackson como protagonista e fala sobre um assunto que considero de extrema importância: a educação.

 

Samuel L. Jackson é dono de uma loja de artigos esportivos e aceita o desafio de ser técnico do time de basquete de sua antiga escola e, graças à educação, leva ao sucesso um time de jovens desinteressados pelo jogo.

 

Arremesso final

Agora, uma obra prima das séries está na história de Michael Jordan, a popularização em nível mundial da NBA e a escalada de sucesso do Chicago Bulls, na década de 1990. E ainda tem um episódio todo dedicado a um dos grandes times do esporte, o Dream Team dos Jogos de Barcelona, em 1992.

 

Veja o trailer aqui.

 

Mais forte que o mundo

Filme que conta a história do lutador de MMA José Aldo, mostrando a juventude do lutador em Manaus e o seu desenvolvimento em uma das modalidades mais assistidas no mundo inteiro. Aldo é o primeiro campeão peso pena do UFC.

 

Veja o trailer aqui.

 

Menina de Ouro

Filme com Hilary Swank, Morgan Freeman - que faz uma narração impecável - e Clint Eastwood. O filme mostra um pai em conflito familiar e a perseverança de uma lutadora de boxe que sabe que nunca é tarde demais para ir atrás de seus sonhos.

 

Veja o trailer aqui.

 

Rocky

Esse clássico tem seu lugar guardado no meu coração. A série de filmes (6 sobre a história do famoso lutador e dois que contam a relação dele com o filho de seu melhor amigo) mostra a evolução e a determinação de um pugilista para conquistar o título mais cobiçado do boxe mundial, o de campeão dos pesos pesados. As lutas contra Apollo Creed e Ivan Drago são icônicas.

 

Veja o trailer do primeiro filme da série aqui.

 

Rudy

Assisti a esse filme quando ainda morava em San Diego, na Califórnia. Conta a história de um jovem que sonhava em jogar futebol americano pela Universidade de Notre Dame. Ele persegue o sonho e, contra tudo e todos, consegue entrar para o time. Um filme que mostra como a garra faz diferença.

 

Veja o trailer aqui.

 

Um domingo qualquer

Seguindo a onda do futebol americano, que tal um filme que revolucionou a maneira de contar a história desse esporte? Um Domingo Qualquer, com Al Pacino e Jamie Foxx, nos coloca nos bastidores desse esporte, com cortes secos e variação de ângulos incríveis, que deixam o filme eletrizante.

 

Rush

É o filme que trata a vida de duas lendas do automobilismo: o inglês James Hunt, um irreverente piloto que vivia no universo das corridas como celebridade, e o austríaco Niki Lauda, que disse uma frase que guardei pra mim: “não existe derrota, existe aprendizado”.

 

Veja o trailer aqui.

 

Dirigir para viver

Seguindo a onda da Fórmula 1, eu comecei a assistir a uma série que fala sobre o universo atual da F1, trazendo histórias de bastidor desse esporte e mostrando um lado pouco conhecido de pilotos como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas entre outros.

 

Assista ao trailer aqui.

 

Senna, o brasileiro, o herói, o campeão

E para fechar a minha listinha, o documentário sobre o piloto brasileiro Ayrton Senna. Para quem gosta de adrenalina e tem paixão pelo que faz, esse é um ótimo documentário. Conta a história desse cara que revolucionou a F1 nos mais variados aspectos e que, infelizmente, perdeu a vida na curva Tamburello, em 1994.

 

Assista ao trailer aqui.

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: