Atividades para manter a criançada ativa – e a família também!

Em quintal ou em apartamento, é possível inventar atividades para que as crianças se movimentem. Confira algumas ideias.

09/10/2020 - por Robson Caetano



Oi! Olá! Como vocês estão?

 

Crianças que podem ir e vir por aí são um passaporte para a alegria. Em tempos de distanciamento social, a atividade física das crianças fica um pouco comprometida, especialmente as que vivem em apartamento. Mas fui atrás de algumas ideias para manter a molecada em atividade, com a família.

 

Sou professor do Ensino Fundamental e Médio em um colégio e perguntei o que as crianças têm feito. E, seja com um quintal disponível ou em apartamentos, fiquei surpreso em saber que elas não têm se movimentado muito. Os que estão ativos, porém, me ajudaram com algumas ideias bem criativas, que compartilho aqui com vocês.

 

 

2 verdades, 1 mentira

Divida a família em dois times. Por sorteio, cada equipe escolhe uma pessoa para começar. Essa pessoa deve falar duas verdades e uma mentira a seu respeito. O time adversário deve tentar adivinhar. Se acertar, o time da pessoa que falou deve pagar uma prenda em forma de atividade física: 10 abdominais, 5 flexões ou 15 polichinelos, por exemplo. Se não acertar, o time que começou ganha um ponto. A família pode decidir, no início, até quantos pontos vai a brincadeira.

 

Quiz esportivo

A brincadeira funciona da mesma forma mas, em vez de acertar a mentira, o time adversário deve responder corretamente a uma pergunta sobre um determinado esporte (definido em conjunto pela família no início da brincadeira, para ser justo com o conhecimento de todo mundo).

 

Dica: um cuidado ao escolher as prendas é considerar a limitação de espaço e evitar acrobacias, para prevenir acidentes.

 

Ioga em família

Com atividades para iniciantes, a ioga pode ser feita em família, aproveitando o momento para superar a ansiedade que vem junto com a pandemia e todas as restrições.

 

Meditação

Essa pode ser feita até com o vovô e a vovó (a distância ou presencialmente para aqueles que vivem juntos), já que é indicado para todas as idades.

 

Série de exercícios

Segue um treino para os mais agitadinhos: para elevar o batimento cardíaco, gastar a energia e dar uma fortalecida na imunidade. Serão sempre 4 séries e as repetições variam conforme o condicionamento da criança. Respeite a intensidade, é para ser divertido.

 

  • Polichinelos
  • Abdominais acelerados e curtos
  • Flexões de braços
  • Corrida no lugar por, pelo menos, 30 segundos
  • Finalizar com alongamentos

 

Bola

Se tiver um quintal disponível, e nada em volta que possa quebrar, dá para fazer exercícios de controle de bola – aqueles que jogadores de futebol fazem, passando a bola de um pé para o outro, de várias maneiras diferentes. Vale procurar alguns exemplos no YouTube.

 

Jogos de tabuleiro

São sempre uma boa opção para melhorar as habilidades cerebrais e cultivar um pouco a competitividade saudável.

 

O importante é manter-se ativo em família, e manter essas relações harmoniosas. Neste momento, quando as atividades começam a ser retomadas, é preciso ter muito cuidado com nossa saúde física e mental.

 

Um forte abraço!

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: