Bora colocar o diafragma para trabalhar?

Vou ensinar para vocês alguns exercícios de respiração que preparam o corpo para treinar e para acalmar a ansiedade e o estresse

16/10/2020 - por Robson Caetano



Oi! Olá! Como você está?

 

Respirar é um ato simples, involuntário e natural para nós, mas isso não significa que seja pouco importante. Ao contrário: a respiração é responsável pelo equilíbrio do nosso corpo, porque coloca no eixo todos os órgãos internos, auxilia na digestão e faz parte de funções imprescindíveis para que o organismo não entre em colapso.

 

A respiração funciona assim: inspiramos oxigênio para ventilar e realizar uma troca gasosa nos pulmões. Essa troca fornece energia para as células (que levam o oxigênio às extremidades do corpo) e, ao mesmo tempo, elimina o gás carbônico que veio do corpo até o pulmão.

 

 

Podemos, também, aprender a controlar a respiração para que ela seja uma aliada para acalmar a ansiedade e o estresse pelos quais muita gente está passando durante a pandemia de Covid-19. Aqui vão algumas dicas de como melhorar a respiração para se sentir melhor. Vamos lá?

 

Exercício 1: Aquecendo para o exercício

A ideia é fazer uma ventilação rápida, uma respiração rasa e mais eficiente, usando a barriga, ou a parte sob o diafragma, que é o músculo responsável pelo ritmo da respiração.

 

Esse exercício de repetição rápida não é muito confortável, mas eleva o batimento cardíaco para adaptar o corpo à mudança de ritmo. Seu coração vai acelerar, colocando você em estado de aquecimento. O sangue oxigenado terá que chegar às partes mais distantes e realizar a carga de energia muscular mais rapidamente.

 

Como fazer

  • Fique de pé ou sente-se.
  • Encha e esvazie a barriga de forma rápida.
  • Faça 4 séries com 10 ventiladas em cada uma.

 

Exercício 2: Expandindo o diafragma

Para fazer este exercício, é importante estar com o corpo absolutamente relaxado e sobre uma superfície mais rígida, para ter absoluto controle do movimento.

 

Como fazer

  • Deite-se e coloque as mãos sobre o peito para sentir a caixa torácica se expandir.
  • Encha a parte de cima do diafragma e a esvazie quase que por completo.
  • Faça o exercício em 4 fases: uma de barriga pra cima (decúbito dorsal) com as mãos sobre o peito, outras duas de lado (com o braço que está no chão estendido ao lado da cabeça e o livre com a mão sobre o peito) e a última de barriga pra baixo (decúbito ventral).
  • Repita essa série 10 vezes.



Você vai exercitar o diafragma e fortalecer as paredes do seu pulmão, o que pode melhorar a sua qualidade de vida.

Exercício 3: Encher e esvaziar

Faça o exercício na posição sentada, para preencher toda a área do peito e da barriga com o máximo de ar. Nele, vamos encher e esvaziar o corpo por completo, como se estivéssemos esvaziando uma bexiga.

 

Como fazer

  • Sente-se e preencha a área do peito e da barriga com o máximo de ar que puder.
  • Prenda a respiração por 10 segundos.
  • Solte todo o ar, até sentir desconforto.
  • Faça 4 séries, com 8 infladas e murchadas do peito e da barriga.

 

Exercício 4: Família enchendo bexiga

Já que falamos em bexiga, que tal chamar a família toda para encher, juntos, uma bexiga ou balão?

 

Como fazer

  • Pegue uma bexiga vazia e encha-a por completo.
  • Repita essa dinâmica por 10 vezes.

 

Com essas dicas de atividade respiratória, você  vai exercitar o diafragma e fortalecer as paredes do seu pulmão, o que pode melhorar a sua qualidade de vida. Se tiver qualquer dúvida, mande uma mensagem pra gente - e bora exercitar! #comeceagora #vivaalongevidade - e a gente está com você, sempre.


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