Como cuidar bem dos seus músculos e evitar as lesões

A falta de uma boa noite de sono, por exemplo, prejudica bastante a recuperação depois dos exercícios

02/11/2018 - por Robson Caetano



Olá! Como vocês estão, amigas e amigos da saúde?

 

Uma frase que eu costumava ouvir quando era profissional me deixava em pânico. Os atletas mais experientes diziam o seguinte: “a dor faz parte do nosso uniforme”. Eles que me desculpem, mas eu discordo.

 

A dor não faz parte do uniforme do atleta. E nem do amador. Não consigo ver ninguém realizando alguma coisa com dor, muito menos chegando à excelência em seus movimentos. Mas, ela pode nos ajudar, pois sinaliza que alguma coisa está errada.

 

 

Nosso corpo começa a dar sinais antes de termos problemas graves. Ele acusa as falhas, por isso é muito importante entender os recados que ele dá.

 

As dores também são uma oportunidade de rever o que estamos fazendo de errado. Na minha opinião, a nossa principal falha é a falta de uma boa noite de sono, o que pode estar ligado a vários outros fatores, como estresse e excesso de trabalho ou de treino.



As dores musculares são um sinal de alerta do seu corpo

Para se desenvolver, o músculo precisa de uma série de proteínas e, principalmente, de descanso, pois é exatamente durante o repouso que acontece o milagre da multiplicação celular e da reposição das fibras desgastadas durante qualquer atividade. Na hora do sono, fazemos um mergulho profundo num estágio de relaxamento muscular e passamos pela fase da regeneração muscular.

 

Outra falha pode estar na alimentação. O excesso de frituras, fast food e açúcar, presente em refrigerantes e doces, é, sim, uma ameaça à saúde. Já as bebidas alcoólicas desidratam demais a musculatura e prejudicam a formação de um tônus muscular potente. E o cigarro prejudica muito não somente os pulmões, mas também o músculo cardíaco e, com isso, acaba comprometendo a circulação e a irrigação sanguínea nas extremidades do corpo.

 

Se você já está fazendo tudo direitinho nesses campos, aqui vão mais algumas dicas para manter os músculos em plena forma e se prevenir de lesões graves.

 

Aqueça o músculo

Aqueça o músculo

Antes de realizar qualquer atividade física, faça um breve aquecimento. Isso vale até para quem está no escritório, pois lubrificar a musculatura deixa tendões, músculos e ossos em harmonia.

Peça ajuda

Peça ajuda

É sempre bom contar com a orientação de um profissional de educação física antes de começar uma rotina de atividades físicas. E é melhor ainda visitar o médico para saber se você pode se exercitar e com qual intensidade ou frequência.

 

Faça massagem

Faça massagem

Depois de fazer uma atividade física moderada ou intensa, é bom massagear com gelo as regiões exercitadas. A vasoconstrição (estreitamento das veias) fará com que as proteínas e as vitaminas levadas pelo sangue tenham a chance de alimentar bem o músculo.

Vá no seu ritmo

Vá no seu ritmo

Não faça o que os outros estão fazendo. Treine sempre no seu ritmo e tenha paciência, pois ninguém fica treinado do dia para a noite, e sim depois de muita construção e manutenção.

Gostou das dicas? Tem dúvidas? Então, mande sua mensagem ou pergunta que eu terei o maior prazer em responder. Afinal, aqui nós queremos que você receba as dicas certas para ter qualidade de vida e cuidar do seu bem mais precioso: a sua vida. E #comeceagora!

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