Robson Caetano - Diversifique sua atividade física

Diversifique sua atividade física

Considere um leque de opções saudáveis para ganhar condicionamento muscular, evitar lesões e controlar a confiança

06/12/2019 - por Robson Caetano



Na minha coluna anterior,  falei sobre como foi difícil para mim não conquistar uma medalha em Barcelona, em 1992, tudo em função do desgaste físico e emocional por realizar uma mesma atividade, sem uma variação.

 

É importante procurar alternativas, para que a rotina não o deixe com a confiança exacerbada — pois é justamente quando estamos muito seguros de algo que a falha acontece.

 

 

 

E isso aconteceu comigo: quando deveria procurar outra atividade logo após a medalha nos Jogos de 1988, eu insisti e acabei me lesionando.

 

Por isso trago aqui uma sugestão a vocês que realizam atividade física regularmente, e uma dica pra quem vai começar.

 

Se você tem o hábito de praticar uma única modalidade, vamos variar um pouco. E aos amigos que estão pensando em começar, sugiro que considere um leque de opções saudáveis.

futebol e natação

 

Se você, por exemplo, gosta de futebol, faça de vez em quando uma natação, que além de te dar um condicionamento cardiopulmonar, ainda vai te relaxar.

futevolei / stand up

 

Se você joga futevôlei, que tal tentar um stand up paddle? Afinal, equilíbrio também faz parte do futevôlei. Sem contar que o uso dos remos trabalha os braços.

rapel e ioga

 

Aos que curtem esportes radicais, que tal uma ioga, até mesmo para que os músculos possam receber uma alongada?

Já está cientificamente comprovado que a variação de exercícios ajuda no condicionamento muscular. Eu mesmo experimentei isso quando participei do quadro Dança dos Famosos. Parecia que havia músculos que estavam adormecidos e que foram colocados para trabalhar.

 

Está cientificamente comprovado que a variação de exercícios ajuda no condicionamento muscular

Uma nova dinâmica é importante até para que seu corpo saia da zona de conforto, passe por uma experiência nova. Isso porque o músculo é inteligente e tudo que ele se condiciona a realizar fica registrado lá no córtex, onde os estímulos acontecem como que por instinto, sem mesmo que o cérebro realize o comando – essa é a famosa inteligência muscular.

 

A vida dentro do esporte é de aprendizado constante, mas também é bom lembrar que toda e qualquer atividade deve ser divertida, independentemente do nível.

 

Afinal é melhor chorar de felicidade por aprender algo novo do que chorar por estresse muscular e consequente lesão.

 

Um forte abraço!

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: