Musculação faz bem em qualquer idade

Malhar não só impede a perda de massa muscular como nos dá força e estabilidade para aproveitar o melhor da vida

por Robson Caetano



No início da minha adolescência, costumava ver a turma toda ir fazer musculação. Eu queria ir junto, mas fui impedido várias vezes, pois ainda não havia atingido a maturidade muscular necessária para fazer aquele tipo de exercício. Hoje, no entanto, eu preciso dizer que essa história poderia ter sido diferente.

 

Em vez de ir para a academia fazer fortalecimento, eu poderia, sim, ter feito um trabalho de resistência muscular, que hoje sabemos ser adequado para qualquer adolescente a partir dos 14 anos – sempre sob observação atenta de um profissional de educação física, porque sabe como são os adolescentes...

 

 

 

A partir dos 36 anos, todos temos uma tendência de ir perdendo massa muscular se não realizarmos um esforço muscular para evitar que isso aconteça

A musculação faz bem porque multiplica o número de fibras do músculo, além de conferir um aspecto harmônico ao corpo. Quando eu me aposentei no atletismo, fiquei algum tempo sem malhar. Senti muita falta, pois a partir dos 36 anos todos temos uma tendência de estabilizar e ir perdendo massa muscular se não realizarmos um esforço muscular para evitar que isso aconteça. Daí a importância da musculação para a manutenção da nossa força e a extensão da nossa resistência muscular.

 

Para não deixar a peteca cair, minha sugestão é procurar um médico para fazer uma avaliação e depois conversar com um profissional de educação física para iniciar as sessões de musculação. Não dá para ir para a academia por conta própria, como quem toma qualquer remédio para curar uma dor de cabeça (o que também não é indicado).

Sem apoio profissional, até os mais bem-intencionados correm o risco de cometer erros que podem comprometer os resultados esperados. Exagerar nos pesos, por exemplo, pode causar sequelas em vez de melhorar a capacidade muscular. Outro erro de quem treina sem orientação é sobrecarregar os músculos das costas, principalmente o da lombar que estabiliza nosso corpo.

 

O ideal é fortalecer e dar resistência aos músculos das costas e, principalmente, aos abdominais oblíquos, ou laterais, e ao reto abdominal. Reforçados, eles mantêm a estabilidade do corpo, e isso vai te ajudar a realizar qualquer atividade sem o incômodo das dores nas costas, que às vezes incomodam quem, como eu, está na melhor idade.

 

Falando na melhor idade, nessa fase nós temos quase uma obrigação de dar resistência aos nossos músculos para poder seguir em forma nessa vida louca que enfrentamos. Afinal, ainda queremos trabalhar, mostrar que somos capazes e até exibir um corpinho simétrico.



O ideal é fortalecer e dar resistência aos músculos das costas e, principalmente, aos abdominais. Reforçados, eles mantêm a estabilidade do corpo

Outro ponto importante é ficar longe dos anabolizantes, que podem ser nocivos à saúde. Deixa isso para a turma do fisiculturismo, que investe em nutricionistas, endocrinologistas e outros médicos que acompanham a aplicação das substâncias autorizadas. Como profissional de educação física, fico profundamente entristecido quando percebo essa onda entre os companheiros de profissão. Qualquer um consegue ter um corpo bem legal, fazendo apenas o treinamento. Deixemos os hormônios para quando realmente for preciso compensar a deficiência na produção, lá na frente. Bem, mas esse é outro assunto – e olha que ainda tem vários que quero discutir aqui com vocês.

 

Então, vamos lá: comece agora a investir no seu futuro, dê um chega pra lá na preguiça e tome uma atitude. #comeceagora a se movimentar para ter mais disposição e curtir o que a vida tem de melhor para nos oferecer!

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários aqui embaixo. Ah, e aguardem nossos vídeos, nos quais vamos mostrar algumas sugestões de exercícios para vocês.

 

Um forte abraço!

3 Perguntas:

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Perguntas recentes:

Maria de Lourdes

30 de maio de 2018

faço musculação a mais de 15 anos,hoje tenho 50 anos e sinto uma menina melhor do que quando tinha 30 anos , ninguém acredita quando falo minha idade. minha pergunta é: tenho 1,51 e peso 57 não me sinto gorda,esse peso esta de acordo?

Robson Caetano

03 de junho de 2019

Olá, Maria!

Eu posso afirmar que a relação peso altura estão de acordo, só para lembrar que músculo tem mais densidade que gordura, por isso tem mais peso. Você está de parabéns e só para te dar uma sugestão realize atividades aeróbicas pelo menos 2 vezes por semana, como corrida, natação ou pedalada.
Um forte abraço Robson Caetano Da Silva!


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