Robson Caetano - O que você pode fazer para correr mais rápido?

O que você pode fazer para correr mais rápido?

Veja algumas dicas para preparar os músculos e melhorar as suas passadas e o seu tempo

14/06/2019 - por Robson Caetano



Se você já tomou gosto pela corrida, certamente deve estar pensando em como melhorar o seu desempenho. Então, dá uma olhada em algumas dicas para correr melhor e mais rápido, do embaixador de qualidade de vida do Viva a Longevidade.

 

Quem é iniciante precisa primeiro procurar um professor ou uma professora que tenha algum conhecimento de corrida. E, claro, colocar em prática o treinamento que esse profissional vai desenvolver de acordo com o seu estilo e com o seu objetivo.

 

 

 

Para os corredores de nível mais avançado, minha dica é fazer um plano de corrida calculando o tempo suficiente para alcançar as metas ao longo do ano, ­­e ter uma corrida como alvo.

 

Três passos para um exercício eficiente

 

Para mim, o que não pode faltar em um treinamento eficiente é:

 

- Aquecimento com corrida de 10 minutos (tipo trote), para acordar os músculos.

 

- Exercícios de alongamento para as articulações, com atenção especial às panturrilhas.

 

- Exercícios de coordenação para melhorar tanto a amplitude (ou o tamanho) da passada quanto a performance no treinamento e nas provas.

 

Não esqueça o fortalecimento

 

Quando eu era atleta profissional, uma coisa que sempre me deixava muito bem era o trabalho de fortalecimento muscular, realizando saltos pirométricos. Esse trabalho, porém, requer orientação e acompanhamento de um profissional de educação física, especialmente para os iniciantes, que em geral não sabem como realizar os exercícios.

 

Para os avançados, o professor ajuda no acompanhamento, na correção postural e na tomada de tempo na realização dos exercícios. Alguns bons exercícios para fazer o fortalecimento muscular dos membros inferiores são os saltos de pernas alternadas, sobre o plinto (ou elevação a pelo menos 25 centímetros de altura) e com as pernas unidas.

 

Treinamento intervalado

 

Agora vamos a uma dica de trabalho de corrida. Um treinamento muito eficaz é o intervalado, em que você vai percorrer distâncias determinadas, com variação de velocidade. Isso significa:

  • Percorrer distâncias determinadas com variação de velocidade.
  • Fazer a recuperação com intervalos curtos.
  • Repetir esse trabalho, por 12 vezes (no mínimo) e em velocidade moderada, para elevar o batimento cardíaco ao fim de cada repetição, pelo menos a 165 bpm (batimentos por minuto).
  • Recuperar no menor tempo possível, para realizar a próxima corrida com o batimento abaixo de 120 bpm.

 

Depois de ler todas essas sugestões, é hora de colocar as dicas em prática, e começar a melhorar a sua performance nos treinos e nas competições. Se você tiver qualquer dúvida, é só mandar a sua pergunta. Boa sorte!

4 Perguntas:

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Perguntas recentes:

Jussara

28 de junho de 2019

Sou iniciante, essa vai ser minha primeira corrida como devo proceder??

Robson Caetano

01 de julho de 2019

Jussara
Oi! Olá! Como você está?

Toda primeira prova rola um certo nervosismo. Procure se manter calma, até para que você possa curtir antes durante e depois da prova. Como você não colocou qual prova irá fazer, eu posso dizer o seguinte: use um tênis que já esteja amaciado e se você tem pernas grossas uma bermudinha para que não haja atrito entre as pernas - ou então, use vaselina. Divirta-se muito durante a prova e não se incomode com resultado. Seja feliz!


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