Robson Caetano - Por que aquecer é tão importante?

Por que aquecer é tão importante?

O aquecimento é uma maneira de acordar os músculos e as articulações, para entrar com tudo nas atividades físicas

27/09/2019 - por Robson Caetano



A gente precisa mesmo aquecer antes de começar um exercício? Apesar de a resposta (sim!) parecer meio óbvia, tem muita gente que não faz o mínimo antes de iniciar uma atividade.

 

O aquecimento é importante porque deixa seu corpo pronto para qualquer movimento, além de eliminar a chance de ter um mal súbito. O coração também é um músculo e, como todo tecido muscular, precisa entrar no ritmo da atividade que você irá fazer.

 

Do momento em que você acorda até a hora em que vai dormir, é necessário fazer um aquecimento, mesmo nas menores movimentações. Assim você informa o cérebro que vai realizar alguma atividade. 

 

 

 

Lembre-se: o aquecimento é uma forma de deixar o corpo pronto para o combate.

Sabe aquela espreguiçada da manhã ao sair da cama? Pois é: isso também é aquecimento, pois avisa o cérebro que é preciso ativar a musculatura. E quando está frio, e você vai entrar em uma piscina que não é aquecida? Nessa hora a gente sente bem a necessidade de aquecer os músculos para entrar na água.

 

As partes do corpo que mais pedem atenção são as articulações, pois são mais rígidas, e é delas que parte o nível de tensão muscular necessário para a realização da atividade física.

 

Antes de uma corrida de rua, os atletas realizam um aquecimento leve porque têm uma distância grande a percorrer, e deixam para ir ganhando o aquecimento ideal durante a prova (até porque não vale a pena se desgastar tanto). As pernas são as regiões mais trabalhadas, mas se engana quem não dá a atenção devida aos braços.

 

Quando vamos nadar, os membros superiores são mais exigidos no aquecimento. Os atletas de natação são bem mais flexíveis e conseguem chegar rápido a um aquecimento ideal. Já os jogadores de golfe trabalham ombros e cotovelos, assim como a cintura. E os jogadores de vôlei aquecem as pernas tanto quanto os braços, por conta dos saltos.

 

As massagens de aquecimento são grandes armas na prevenção de lesões – e elas também evitam a tensão para aquecer, pois o atleta está sendo manipulado e, com isso, relaxa ainda mais, ficando pronto para realizar a atividade.

 

Realize o aquecimento no seu ritmo, pois cada pessoa tem um tempo para aquecer.

Lembre-se: o aquecimento é uma forma de deixar o corpo pronto para o combate. Por isso, nossa dica é: realize o aquecimento no seu ritmo, pois cada pessoa tem um tempo para aquecer. Não imite as outras pessoas, pois com isso você pode acabar excedendo os seus limites.

 

Uma maneira de se aquecer é fazer uma corrida leve tipo trote, alongar membros superiores e inferiores, fazer pequenas acelerações, observando sempre se o movimento é o mais próximo de um movimento confortável, retilíneo ou reto, para evitar o desperdício de energia. Tudo pronto? Então, divirta-se, e comece agora a se movimentar com essas dicas do seu embaixador e medalhista olímpico. Abraços!

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: