Robson Caetano - Qual é o melhor exercício para...

Qual é o melhor exercício para...

Você está à procura de um esporte para chamar de seu? Que tal pensar no resultado que você quer, para escolher uma atividade?

19/02/2019 - por Robson Caetano



Oi! Olá! Como vocês estão?

 

19 de fevereiro é o Dia do Esportista. Todo mundo que faz um esporte merece os meus mais sinceros parabéns.

 

Eu sei — e muito bem — o quanto a atividade física exige da gente. Tempo, dinheiro, esforço físico, comprometimento e escolhas.... É complicado decidir entre aceitar aquele convite para ir com os amigos em um restaurante ou seguir para o seu treino em nome do objetivo que você traçou para si mesmo.

 

 

 

Acontece que a contrapartida é maravilhosa. Eu ainda não fui apresentado a nada melhor do que a sensação de bem-estar que vem logo depois que eu termino uma atividade física.

 

Você está aí pensando em que exercício fazer neste ano para aproveitar o que de melhor a atividade física traz? Que tal fazer essa escolha a partir do resultado que você deseja?


Qual é o melhor exercício para perder peso?

Eu diria que toda e qualquer atividade traz esse benefício, mas aquela que traz esse resultado mais rapidamente é a corrida de longa distância. Acontece que nem todos conseguem realizar uma corrida de muitos quilômetros assim, do nada. É preciso tempo e muito treino. Inicie com as caminhadas e, aos poucos, evolua para o trote. Só passe para a corrida quando estiver fortalecido. Os resultados serão incríveis.


Qual o melhor exercício para ganhar peso?

O melhor exercício para quem precisa ganhar massa muscular é a musculação com trabalho aeróbico reduzido, ou seja, com poucas repetições e mais pesos. Então, se você precisa ganhar peso “de qualidade”, vá para academia fazer as suas séries, sempre sob o acompanhamento de um profissional de educação física.


Qual é o melhor exercício para secar a barriga?

O abdominal é o exercício mais recomendado para o fortalecimento dos músculos ali da região da barriga. Mas engana-se quem pensa que a perda de alguns centímetros naquela região se dá apenas com esse exercício. Além das séries de abdominal, é preciso dar ênfase também ao trabalho aeróbico, ou seja, andar, correr, pedalar. Isso ajuda a definir os músculos do corpo de uma maneira geral.


Qual é o melhor exercício para deixar de ser sedentário?

Aqui é importante um passo anterior: preparar-se mentalmente para essa grande mudança de hábito. Depois disso, a minha dica é partir para a caminhada. E, se possível, junto com pessoas agradáveis, para a atividade ser mais prazerosa ainda. “Ah, mas caminhada não emagrece”. Balela. Aqui no Viva a Longevidade, eu já contei como perdi 11 kg na base da caminhada.


Qual é o melhor exercício para melhorar o equilíbrio?

Se você precisa melhorar o seu equilíbrio, eu indico a ginástica artística, que tem exercícios como o rolamento e a trave, que trabalham a lateralidade (diminui a diferença de dominância de um lado do corpo) e a dimensão corporal (noção maior de espaço).  Existem também alguns exercícios de coordenação fina, como estes deste vídeo aqui, que podem ajudar.


Qual é o melhor exercício para melhorar o condicionamento físico?

Se você quer ser um futuro ex-sendentário, qualquer um. O condicionamento físico acontece quando você deixa de ser sedentário e sai da sua zona de conforto. Toda atividade, por menor que seja, já melhora a condição física. Agora, se você já é um esportista, aí a dica é pedir para o seu treinador trocar o seu treino, para melhorar a sua performance.


Qual é o melhor exercício para melhorar a elasticidade?

Com o tempo, os nossos músculos tendem a perder elasticidade. A minha dica aqui é fazer aulas de pilates. A atividade proporciona um conjunto de exercícios de força e elasticidade incrível. Agora, se a grana estiver curta, faça em casa exercícios de alongamento e de respiração (expansão e encolhimento da região do abdômen). Isso já vai ajudar.


Qual é o melhor exercício para diminuir o estresse?

Aqui a reposta também poderia ser qualquer um, já que toda a atividade física libera endorfina, uma substância natural que proporciona uma sensação de relaxamento e prazer. Mas, eu diria que ioga, caminhada e exercícios de respiração são ótimos aliados na tarefa de diminuir o estresse.

Boa alimentação + convivência = amor pelo esporte

 

Eu gostaria de dizer a vocês que todas essas dicas são importantes, mas uma boa alimentação, regada a uma dose de amor de sua família — e um tempo de qualidade vivido com eles —, pode fazer com que você queira naturalmente procurar uma atividade física. O tempo não volta, mas podemos dar qualidade a ele com decisões que farão a diferença em nossas vidas e nas vidas das pessoas que amamos.

 

Um forte abraço.

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: