Quantos exercícios você pode fazer com uma cadeira?

A cadeira não serve só para o descanso, mas também é possível usá-la para fazer exercícios para braços e pernas

por Robson Caetano



Oi! Olá! Como você está?

 

Uma cadeira é um convite para o descanso, não é mesmo? Mas esse objeto tão presente onde a gente vive e trabalha pode ser também uma pequena estação de exercícios para você trabalhar os membros superiores (braços) e inferiores (pernas) do seu corpo.

Se você é iniciante, vá com calma. Vá se acostumando aos poucos com os movimentos para não ter problemas articulares.

 

Vamos aos exercícios!

 

Aquecimento

aquecimento

Lembre-se que aquecer é muito importante

 

Inicie com os movimentos das articulações. Sente-se na cadeira, levante a ponta do pé e gire os tornozelos para um lado e depois para o outro.

 

Depois, fique em pé e realize a rotação dos joelhos, primeiro para dentro e depois para fora.

 

Isso vai ajudar a “lubrificar” as articulações para os exercícios.

Membros inferiores

agachamento total

Agachamento total

 

Segure nas costas da cadeira e dobre os joelhos para agachar. O ideal é que seus pés estejam afastados na largura dos quadris. Mas fique à vontade para escolher uma posição mais confortável. Faça 4 séries de 15 repetições.

agachamento com peso

Agachamento com peso

 

Aqui, a gente adiciona uma pequena dificuldade. O agachamento deve ser feito com um peso. Qualquer peso, por exemplo, com um saco de arroz de 5 kg. Posicione-se à frente da cadeira, de costas para o assento, abrace o saco de arroz e sente-se na cadeira para ficar com um ângulo de 90° na flexão das pernas. Depois, levante. Faça 4 séries de 10 repetições.

agachamento lateral

Agachamento lateral

 

Mais um pouco de dificuldade. Fique em pé e de costas para o assento da cadeira e faça o movimento de sentar. Só que com apenas uma das pernas. Levante e depois repita com a perna que ficou parada. É um ótimo exercício para equilíbrio e fortalecimento do quadríceps, o músculo da frente da coxa. Faça 4 séries de 10 repetições.

Membros superiores

tríceps

Tríceps

 

Dá para malhar o “músculo do tchau” com a cadeira. Sente-se na cadeira e flexione as pernas. Apoie-se no braço da cadeira e suba e desça o corpo forçando o músculo da parte de trás do braço. Faça 4 séries de 10 subidas e descidas. Se a sua cadeira não tiver os braços, use o assento para apoiar a mão e realizar o movimento.

 

Se ficou ou está fácil para você, tente fazer o mesmo movimento só que com as pernas estendidas sobre uma outra cadeira.

Peito / Costas / Ombros

Peito / Costas / Ombros

 

Aqui, é preciso se certificar que a cadeira está bem apoiada e que não haverá risco dela escorregar. Apoie um dos pés no assento da cadeira, depois coloque as mãos no chão e o outro pé no assento. Você vai ficar inclinado mesmo. Separe os braços e faça o movimento de subida e descida. Você vai trabalhar a parte debaixo do peitoral, as costas, os ombros e, também, o abdômen.

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