Robson Caetano - Treinar sozinho é bom, mas em equipe é muito melhor

Treinar sozinho é bom, mas em equipe é muito melhor

Ter um time por perto para incentivar e comemorar as conquistas turbina a motivação para ter bons resultados

29/03/2019 - por Robson Caetano



Na minha vida de atleta de alto rendimento, passei muito tempo treinando sozinho. Minhas marcas, porém, melhoraram muito quando eu passei a integrar uma equipe.

 

No início da minha carreira, eu era um atleta solitário no Botafogo de Futebol e Regatas, entre 1979 e 1983, ano em que fui para a equipe da Gama Filho. Mas por que estou contando isso?

 

 

Conto porque me lembro de que estar com outros atletas para treinar me trouxe motivação, e isso fez com que meus resultados melhorassem muito. O simples fato de estar com outro atleta em treinamento — o que mais parecia competição — foi fazendo meus tempos ficarem muito bons, e a melhora se tornou evidente.

 

Por essa razão, acredito que, ao realizar um treinamento, por mais solitário que seja, ter um time por perto dando incentivo faz a diferença.

 

É bem legar ter uma equipe que esteja lá quando você precisar aumentar o ritmo.

A corrida é um daqueles momentos em que seu estado mental é importante em cada instante. Nas provas mais longas, é fundamental encontrar a motivação necessária para manter o pace, ou seja, o ritmo da corrida.

 

É bem legar ter uma equipe que esteja lá quando você precisar aumentar o ritmo, para colocar em sua mente a força de que você precisa para alcançar o que foi treinado. Mas ter aquele companheiro ou companheira de treino junto faz uma tremenda diferença.

 

Vou citar um exemplo: até mesmo Usain Bolt precisou de um companheiro de treino para melhorar a sua saída de bloco. Nesse caso, foi um atleta de Antígua, Daniel Bailey, o parceiro de que Bolt precisava para melhorar a marca de 9,61 segundos atingida nos jogos de 2008, em Pequim, e baixá-la para 9,58 segundos em Berlim, em 2009, no mundial da categoria.

 

A parceria acabou sendo muito boa também para Bailey, pois treinar com o melhor do mundo deu a ele a chance de correr 100 metros em 9,91 segundos.

 

Em resumo, aqui vão cinco razões que mostram por que treinar em equipe é legal:

 

benefício do treino em equipe

Incentiva uma competição saudável durante o treinamento, favorecendo bons resultados.

benefício do treino em equipe (1)

É divertido, e coloca você e toda a equipe em um outro nível.

benefício do treino em equipe 3

Melhora o seu resultado e motiva os companheiros.

Benefício do treino em equipe 4

Não se consegue nada sozinho: uma equipe pode ser você e mais um, ou até multidisciplinar – a energia já é outra.

Benefício do treino em equipe 5

Você tem com quem comemorar cada conquista, por menor que seja.

Dito isso, ficam duas dicas para vocês:

 

  • Evitem pessoas negativas demais. Elas drenam sua energia e impedem que você se torne melhor, pois a inveja pode colocar tudo a perder. Energia que não edifica destrói suas metas e seus objetivos, combinado?
  • Seja uma pessoa que trabalha pelo time e conquiste melhores resultados. E não espere para mudar de atitude: #comeceagora.

0 Perguntas:

Pergunta enviada
para aprovação


Compartilhe: